sábado, 30 de junho de 2012

Resenhas Deliciosas



Oi, Pessoal! Fiquei tanto tempo sem postar alguma coisa porque na minha escola estava com muitas provas e eu tinha que estudar. Então, o blog ficou meio deserto, mas as provas desse trimestre já acabaram e pude postar mais uma loucura culinária para vocês se divertirem aos montes.

Eu gosto muito de ler e de cozinhar. Então, livros culinários são ótimos para mim. Vou mostrar alguns livros deliciosos, que eu e você vamos virar traças para comer, mas acho melhor a gente comer a receita mesmo...

Um Mundo de Receitas. Abigail Johnson Dodge. Editora Publifolha
São mais de 50 pratos deliciosos de vários países para crianças dedicas como EU! Acho interessante neste livro, a divisão dele por continentes diferentes do nosso, tendo chance de conhecer mais o nosso mundo e ficar boa em culinária e geografia.

O Delicioso Livro de Quitutes das Crianças (se você não sabe o que é quitute consulte o seu dicionário, seus pais). Denise Smart. Editora Publifolha
Receitas de bolos, muffins, pães e biscoitos apetitosos para as colheres entrarem em ação. Este livro é muito bom para aquele lanche, mas uma grande parte dele é doce. Então, para ficar mais organizado, e bom pra você, vou falar o nome dos capítulos: 1) biscoitos, cookies e bolos em pedaços 2) massas de pão, pizza e bolinho, 3) bolos (salgados e doces) 4) massa de torta e carolina. Esse livro mostra também não só a receita, mas mostra como decorar bem os apetitosos doces que você vai fazer. O livro também tem a qualidade de mostrar as variações. Se você for fazer uma torta de frango e presunto, ele mostra com o que você poderia variar, como, colocar bacon em vez de frango.

As Deliciosas Férias de Beatriz, viagens pelo sul do Brasil. Carla Pernambuco. Editora LeYa
Este livro é diferente. Ele não mostra aquelas receitas de sempre, ele também tem uma estória de uma garota que vai, nas férias de dezembro, para o Sul do Brasil. Este livro é dividido em dois Era uma vez...A primeira vez se passa nas férias de inverno e a segunda vez nas férias de verão. Carla Pernambuco arrasa novamente! Uma estória divertida com várias receitas pra lá de gostosas!

Amarillo Limón el Sol, Manual para Cocinar com Niños. Eloise Alemany.
Um livro em espanhol que meus pais trouxeram pra mim da Argentina. As receitas estão divididas em técnicas básicas como: lavar, medir, descascar (pelar), quebrar (romper), medir, amassar...Viaje no  manual para os niños e niñas.

Beijos
=) Maria Cecília (=

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Kids no comando

Clique aí para descobrir que as crianças estão certas! Pipoca faz bem pra saúde!

Pipoca tem mais oxidantes do que frutas e vegetais.
http://veja.abril.com.br/noticia/saude/pipoca-tem-mais-antioxidante-que-frutas-e-vegetais

Não é 1o. de abril!
(= Maria Cecília = )

domingo, 1 de abril de 2012

Piconotícia

Picolé em excesso faz bem para a saúde. As lojas estão bombando então vá para a loja e compre!

                                       Olhe abaixo:







1o. de abril, domingo 
=)Maria Cecilia(=

Maracupão



Oi,
Nhame-desculpa pela foto. Alguma coisa a deixou de cabeça pra baixo. Mas vamos para o que interessa.Como eu diria, vamos entrar na nave (outro post). 
Esta receita é de um pão de alecrim com uma deliciosa manteiga de maracujá.
Minha mãe fez o pão e a receita está aí embaixo.
A manteiga fui eu que fiz assim: Faça um suco concentrado de maracujá, usando uma peneira. Depois, coloque delicadamente um pouco do suco em um pouco de manteiga, mas cuidado (não é com faca, não) para não misturar muito a manteiga com o suco, porque a manteiga ficará muito líquida. Então, será um suco amanteigado de maracujá. Dependendo da linguagem de cada língua (ou seja do gosto de cada um) coloque as sementes do maracujá para dar um pouco mais de sabor e uma "crocância" leve. Sirva em uma parte da casca do maracujá que tenha fundo e use a parte sem fundo (parece uma pulseira de gigante) para apoiar a superfície esférica que estará com a manteiga. Ah! estamos aqui comendo, pelo menos eu, este delicioso pão enquanto digitam pra mim (texto digitado por Cibele Carvalho).

Receita do pão de alecrim retirada do blog:
http://www.pitadinha.com/2012/03/pao-integral-e-manteiga-de-maracuja.html?m=1

"
  • 1 envelope de fermento biológico seco (10g)
  • 1/2 colher de sopa de açúcar
  • 1 pitadona de sal
  • 2 ovos
  • 3/4 de xícara de leite
  • 4 ramos de alecrim
  • 2 batatas cozidas (para facilitar, descasque as batatas, corte em cubos e disponha em um recipiente que vá ao microondas coberto com papel filme e faça furinhos no papel filme com um garfo, leve ao microondas na potência máxima por 5 minutos ou até que estejam bem macias)
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1/4 de xícara de óleo
  • 300g de farinha de trigo integral
  • Aproximadamente 200g de farinha de trigo branca
  1. Comece colocando 3 raminhos de alecrim com uma xícara de água para ferver, assim que levantar fervura, apague o fogo tampe a panela. Deixe quieto por uns 5 minutos.
  2. Bata no liquidificador: os ovos, o sal, leite, açúcar, as batatas,  fermento, a manteiga, o óleo e 1/4 de xícara da água de alecrim que você preparou
  3. Coloque a farinha integral em um bowl bem grande, e junte a mistura batida no liquidificador, misturando até incorporar 
  4. Vá colocando a farinha integral branca aos poucos até a massa começar a soltar das mãos
  5. Tampe o bowl com um pano de prato e deixe a massa descansar 30 minutos em um lugar abafado
  6. Solte as folhinhas de alecrim do raminho que sobrou, enfarinhe uma superfície e abra a massa
  7. Distribua as folhinhas sobre a massa e enrole, transfira-a para uma assadeira untada levemente com óleo ou azeite (usei a de bolo inglês, mas pode ser uma retangular mesmo)
  8. Faça um leve corte no sentido do comprimento e leve ao forno pré-aquecido a 180º até estar bem firme no centro"
=) Maria Cecília (=

terça-feira, 6 de março de 2012

Foguete, lá vamos nós: uma postagem ditada pra minha mãe

Sabia que eu adoro montar, no almoço, o meu prato como nos restaurantes? Em alguns dias, irei fazer outro post sobre esse assunto. E colocarei uma foto sobre isso. Agora, vamos decolar no foguete para ir direto ao assunto. 
Quando eu era pequena, adorava montar pratos com carinhas. E ficava morrendo, morrendo de dó porque já parou para pensar que você é um canibal? Se eu sou um canibal, e vocês também...Ih! O foguete já vai decolar! Então, sabe naqueles restaurantes que vem um prato todo montadinho, direitinho, bonitinho...então, eu adoro montar pratos chiques desse jeito! 
Estou pensando aqui...o quê terá de almoço amanhã? E como a criatividade virá para mim nesse instante. Sabia o que mais é curioso? Que eu estava lendo um livro aqui...aterrissamos!!!! 
Cada dia, é um prato mais chique do que o outro...e todo dia, é o seguinte: 
_Ai, de novo, não! Lá vem a Cecília querendo montar o prato! Ô Cecília, qual será a belezura de hoje? 
E é assim todo santo dia. 
Sabe qual é o nome desse planeta? Se chama assim: 
"Esse texto é escrito por uma criança, se houver qualquer erro, culpe a mãe dela que está digitando." 
Tchau,
( = Maria Cecília = )

sábado, 3 de março de 2012

Bolotástico = o Bolo Fantástico

Oi, galera!


Queria contar que um dia a Ceci do blog Manias de Cecília pediu uma receita de bolo para minha mãe. Ela mandou uma receita de bolo de maçã. Parece uma delícia! Se você quiser a receita do bolo, siga em frente. Ah, e preste bastante atenção na carta via internet que enviei nos comentários. 

Agora vou mandar mais uma receita das magias misturáticas da cozinha. Preparar, apontar e já!

Bolo da Macaca

Misturar com uma colher de pau:

2 ovos, 
2 xícaras de abobrinha ralada com casca, 
2 xícaras de açúcar, 
2 xícaras de farnha de trigo,
1 xícara de uvas passas, 
1 xícara de nozes picadas, 
1 xícara de óleo de milho, 
3 colheres de chá de baunilha,
3 colheres de chá de canela, 
1 colher de chá de fermento, 
1 colher de chá de noz moscada. 
1 colher de chá de bicarbonato, 
1 pitada de sal. 

Untar e assar em forno pré-aquecido por cerca de 1 h


Descobri esse livro, op´s, descobri essa receita em um livro que se chama A Macaca na Cozinha. Descobri quando eu tinha 2, 3 anos de vida. Então, esta virou uma das primeiras receitas que fiz na minha vida!!! 




Tchau,

( = Maria Cecília = )



Mama mia!!!

Adorei esse vídeo que a Sílvia, amiga da minha mãe, mandou pra gente. Adorei pensar que, misturando, misturando e misturando, podemos formar um lindo macarrão. Que pena que não temos essa máquina para cortar a massa em fios. Cuén, cuén, cuén, cuén...




Los fideos con pesto de Lucía from Casa Chaucha on Vimeo.

A receita está aqui.

Beijos,

(= Maria Cecília = )

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Culinária Infantil


Desde pequena, eu gosto de cozinhar. Acho que é porque adoro misturas. Você já parou para pensar que você vai jogando e jogando ingredientes e de repente, daquele tanto de coisas, daquela gororoba, aparece surpreendentemente um belo bolo?

Desde uma certa idade, percebi que amava cozinha. E como gosto de sushi, pensei em ser sushi woman, mas agora pensei bem e vi que sushi woman mexe com comida, mas não faz as misturas que eu acho super legais e interessantes. Então, pensei em ser chef de cozinha e abrir um restaurante. O símbolo dele seria metade a bandeira do Brasil e metade a bandeira japonesa. Então, eu serviria comida japonesa e brasileira. 

Essa foto aí em cima é uma foto de quando eu era pequenininha. Eu estava na casa da minha avó e queria ficar do tamanho dela. Subi num banco e comecei a ajudá-la. 

Muitos dizem que cozinha não é lugar para criança, mas eu acho que cozinha pode ser um lugar bem divertido para criança se ela estiver acompanhada por um adulto.

Um abraço,

( = Maria Cecília = )

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Macaverão

Oie!
Aqui é a Maria.

Nota: ***** estrelas


Esta é uma receita de macarrão, manjericão, tomatinhos assados e muçarela de búfala.Da primeira vez que fiz achei meio sem graça, **** estrelas, mas desta vez uh!lalá! Colocamos alho em lâminas desidratado, sal e parmesão ralado e ja é ***** estrelas.

=) Maria Cecília (=

Obs: As fotos foram tiradas pelo meu irmão Samuel, de 4 anos. Depois, colocamos um fundo e adesivos no site Picnik. A foto de hoje não quis obedecer, então, resolveu dormir um pouquinho de lado.

domingo, 29 de janeiro de 2012

Sopa abobríndia

Eu não gosto de sopa!




...mas quando tem essa sopa, o prato fica solitário (sem nada dentro, oco). É uma sopa indiana de abóbora e curry, receita de uma amiga da minha mãe, a Dani K. Cozinhar a abóbora e bater no liquidificador. Voltar pra panela, refogar com cebola ralada, acrescentar creme de leite e temperar com sal. Servir com agrião em tirinhas finas e torradas.

E pronto!!! Avise para seu prato para não ligar porque eu tenho certeza que ele vai ficar solitário, oco, sem nada dentro.

Minha dica para a torrada: Depois de passar manteiga, sabe aquele restinho que fica na tampa do curry? Pegue ele e jogue por cima da torrada para combinar com a sopa. 

Depois, tadinha das torradas que nem terão enterro!

= ) Maria Cecília ( =

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Salada Grega

Essa receita é do  livro Juju na Cozinha do Carlota. Amei a salada! Quem experimentou  foi minha vó, meu pai, minha mãe e eu. Todos deram 5, menos meu pai que deu 4 porque ele não gosta de pepino.

 ***** = cinco estrelas = nota máxima


SALADA GREGA      serve 6 pessoas



Ingredientes:

2 colheres de sopa de queijo minas
2 tomates bem vermelhos
2 pepinos  japoneses
6 azeitonas pretas ou verdes
Folhinhas de hortelã fresca
folhinhas de orégano fresco ou seco
1 coração de alface americano
3 colheres de azeite
1 colher de vinagre
sal
1 pitada de açúcar



Preparo:


1- Pegue folhas inteiras de alface para fazer pequenos ninhos.
2- Corte o queijo em cubos de 2x2 cm.
3- Corte os pepinos em 6.
4- Corte os tomates em 6.
5- Tire o caroço das azeitonas (use um descascador de azeitonas ou compre picada como eu fiz).
6- Rasgue as folhinhas de hortelã e as de orégano.
7- Enfeite os ninhos de alface com todos os ingredientes.

Tempero:
Misture o vinagre com sal e açúcar, depois com o azeite e regue a salada.

Bon appetit,

(= Maria Cecília = )

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Ranking de receitas da Ciça

Vou colocar as notas nas receitas que eu experimentei.

Ranking:

Nenhuma ou * : Blef! = ruim.

** ou *** : Mais ou menos. Dá pra comer, se você for uma criança, porque adulto come tudo quando está com fome.

**** ou *****: Nhame! nhame! Delícia!!! Amei!!! Iuhuuuuuu!!!

Então até a próxima. Verifique sempre as notas. Se você achar que você consegue mudar e melhorar a receita, por favor, me avise.

Tchau,

= ) Maria Cecília ( =

Juju na Cozinha do Carlota


Um dia, eu estava no supermercado e achei um livro chamado ´´Juju na cozinha do Carlota``. Só depois que percebi que era da Carla Pernambuco,  uma das cozinheiras que mais gosto. Depois vou mostrar algumas receitas que testei. Tchau!

=) Maria Cecília (=

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Minha primeira Aula de Culinária

Dia 20/01/2012 (meu aniversário) fiz minha primeira aula de culinária. Minha professora foi minha tia Sossó, que está fazendo curso de gastronomia. Fizemos os cupcakes para o meu aniversário.

Lá, eu ganhei meu primeiro fuê (batedor de ovos), que se chama assim porque fouet em francês significa bater forte. 



Aprendi também o que é o mise-en-place. Mise-en-place é quando você separa todos os ingredientes na quantidade certa, para depois começar a fazer a receita.

Adorei fazer minha primeira aula, porque me divirto muito na cozinha e adoro descobrir coisas novas.
Obrigada, Tia Sossó!

= ) Maria Cecília ( =

domingo, 22 de janeiro de 2012

Bienvenue!-Bem Vindos!

Bem vindos!
Esse é um blog sobre minhas aventuras na cozinha.
Espero que vocês gostem,
Bon appetit,
=) Maria Cecília (=